quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Vara e a Repreensão



“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe” Pv 29:15

Paz do Senhor, como vemos no provérbio acima a correção através da “bronca” e da “palmada” surti seu efeito, e que caso não venha a ser feita terá suas consequências maléficas para a vida de quem foi criado sob uma disciplina frouxa e para quem o ensinou.
Sei que muito se tem falado sobre não dar “palmada” nos seus filhos, e são atores, cantores, e têm votado no Congresso sobre esse assunto. E o que as escrituras sagradas nos ensinam? Pelo provérbio acima, a sociedade está querendo que muitas mães saibam o que é o sentimento da vergonha.
Mais vale a palavra e os ensinamentos do Senhor nosso Deus do que as leis e qualquer outra coisa feita por mãos de homem.
Primeiro ponto: quando falamos em não esconder a vara ao filho, fala sim em repreende-lo pela força, que saibamos o momento certo ao usá-la, para que venha a surtir efeito, não é em todo momento em a qual devemos utilizar, por exemplo, uma criança derruba um copo de vidro, merece um castigo? Será que em outra ocasião seja mais útil disciplinar seu filho com a vara? Não seria melhor na sua educação, nesse momento, você usar de diálogo e de zelo por ele?
Segundo ponto: por mais que tenha sido dado aos pais o poder da correção aos filhos, pois sim é responsabilidade dos pais e não dá escola ou da sociedade educar os filhos, quero que fique bem claro que é “bater e educar” e não “bater e espancar”. Lembre que você tá educando seu filho (a), aquele a qual você tem um amor inestimável, e não um cavalo, ou um boi, saiba ponderar a força.
Sem dúvidas muitos outros pontos poderiam ser abordados, indico que busquem outras leituras que ensinem como a palavra de Deus fala sobre a “vara e a repreensão”, não nos prendamos somente ao que querem os homens, mas sim as instruções de Deus.
Pode ter sido um tema um pouco polêmico, alguns podem concordar, outro no entanto discordarão, o debate fica aberto para os que quiserem colocar suas opiniões, seus pontos de vista.
Pense e reflita!!!

“Castiga o teu filho, e te fará descansar e dará delícias à tua alma” Pv 29:17

Bênçãos Pra Vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário