quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Conhecimento, Inteligência e Sabedoria


“Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca” Provérbios 4:5

“Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom; e o que se apressa com seus pés peca” Provérbios 19:2

Geralmente começo os textos só com um versículo de base, nesse caso de hoje temos dois. Visto que, não encontrei essas três palavras tão preciosas em um mesmo versículo,rsrsrs.
O que cada uma significa? O que é Conhecimento? O que é Inteligência? O que é Sabedoria? (aos que vem acompanhando o blog, já falamos alguns tópicos sobre o isso, rsrsr).
Vamos exemplificar um pouco sobre os dois primeiros. Conhecimento é as informações que temos sobre determinado assunto, ou por termos tido contato com o objeto ou por termos ouvido sobre o mesmo. Inteligência é a forma de agir em determinadas situações com as informações que você tiver e fazer uma escolha sensata, vantajosa. Sobre sabedoria falarei mais embaixo,rsrsr, qualquer coisa tem outras postagens sobre o tema (fazendo uma auto-merchan do blog, rsrsr).
No Proverbio 19:2, temos na palavra de Deus que sem conhecimento a alma fica vulnerável ao erro, por isso buscar conhecer e entender as coisas não é errado, mas lembre do conceito dado acima, em alguns momentos é melhor você só ouvir sobre algo do que ter contato, se algo for ruim você vai querer experimentar pra realmente saber se é ruim?...E se um amigo já disse que é ruim esse não é o melhor a se seguir, um conselho é muito valioso (“Cada pensamento com conselho se confirma; e com conselhos prudentes faz a guerra” Pv 20:18).
No provérbio 4:5, encontramos na escritura sagrada, sobre sabedoria e inteligência, Deus diz para buscarmos inteligência, mas o termo sabedoria veio antes como vocês podem notar, e vem depois também, no momento que diz “não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca”, Deus tá falando dos seus estatutos, do seu desejo pra nós. A inteligência faz que tomemos boas ações com o que temos em mãos, as vezes mesmo sem conhecimento sobre determinado assunto tomamos decisões inteligentes, lógico que isso é mais difícil.
Gostaria de exemplificar... Em um determinado terreno existia um poço, estava na casa de campo nesse dia somente o filho do fazendeiro, rapaz estudioso, que morava na cidade, e um empregado da fazenda, um peão analfabeto com seus 50 anos de idade. Certa vez a bomba que se encontrava no fundo desse poço quebrou, necessitava que alguém descesse e concertasse, o menino que tinha um certo entendimento de mecânica, afoito logo se iniciou a descida, e foi descendo, quando foi chegando no fundo do poço começou a passar mal, conseguiu subir pela escada. Quando soube do que o menino fizera o peão disse: - meninu! Ocê tá ficando doidu, deu sorte de num ter acontecido o pior, lá imbaixo não tem ar pros teus pulmão.
O peão pegou um galho de árvore de tamanho razoável amarrou em uma corda e fazia o galho subir e descer, dessa forma foi criando uma corrente que movimentou o ar, colocando oxigênio no fundo do poço, desceu pegou a bomba e trouxe pra rapaz concertar, no final deu tudo certo.
O que gostaria de colocar irmãos é que não adiantava de nada ter o conhecimento de mecânica se a bomba continuasse no fundo do poço, mesmo não sabendo o porquê, o peão com o que tinha, fez a melhor decisão, soube a forma de descer, como não sabia de consertar, trouxe ao rapaz, o peão foi inteligente!!!
Deus quer oferecer pra você sabedoria, a sabedoria é o que faz você buscar o conhecimento e saber ser inteligente, tudo ao mesmo tempo...e ainda é mais que isso, porque provém de Deus, vemos o quanto é preciosa no Provérbios 8:11 “Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.”
E com as três (Conhecimento, Inteligência e Sabedoria) de mãos dadas fica mais fácil enfrentar as dificuldades da vida, e passando pela prova dando glórias ao Senhor, e depois na calmaria dando glórias ao Senhor!

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem eu adquire conhecimento. Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino” Provérbios 3:13-14

Bençãos Pra Vc

Um comentário: