segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Maior de Todos os Mandamentos


E Jesus respondendo disse: o primeiro de todos os mandamentos é: ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes. (Lc 12:29)
Olá amados, gostaria de conversar com vocês sobre aquilo que o nosso mestre disse ser o maior mandamento, e o porquê dEle falar isso.
Mas antes devemos saber o que é o amor para que possamos pratica-lo. O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não procura os seus próprios interesses, não se irrita, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a justiça, tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O amor não falha. (1Co 13:4-7)
Então eu certa vez me perguntei o que tinha no evangelho além do amor e cheguei a conclusão de que não tinha nada no evangelho além do amor, ou seja, o evangelho é a história de um Deus que amou o mundo de uma tal maneira...e de um povo que precisa crê no amor e sacrifício deste Deus. Observe que para alcançar a salvação e conhecimento de Deus é preciso crê e quem ama tudo crê, ou seja, crê é uma manifestação do seu amor por Deus e permanece fiel a minha palavra de que não existe nada no evangelho além do amor.
E depois o que parece ser ainda mais difícil, amar o próximo como a si mesmo, agora sim depois de vermos a definição de amor, podemos dizer o que é amar, e é simples, pelo menos na teoria :) , meu querido, o amor é uma decisão; uma postura; uma atitude de ter paciência, de não buscar os seus próprios interesses, de não se irritar, de tudo suportar, enfim, você deve adotar esta postura e amar todos os que precisarem da sua ajuda por que esses são os seus próximos.
Sabendo que aquele que não consegue amar o seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê. (Jô 4:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário