quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Boca do Tolo



“Desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios” Pv 4:24

Em alguns momentos já falamos sobre nosso olhos, nosso coração (principalmente, esse órgão,rsrs), hoje trataremos de nossa boca. Não estou falando de dicas sobre higiene bucal, rsrs, vamos falar do que procede de nossa boca, aquilo que nos contamina (Mateus 15:11), palavras têm influencia muito grande de nossa vida, desde nossas primeiras palavras, “mama” ou “papa”, até monossílabas que mudam grandemente o curso da nossa vida, um “sim” em um casamento.
Teríamos muitas formas de dizer como fazer para agradar a Deus com nossas atitudes verbais, achei interessante usar uma abordagem diferente, “o que não devemos falar pra agradar a Deus”, não ter uma “Boca de Tolo”.
Vemos muito sobre lábios ou mesmo boca no livro de Provérbios... comecemos a ver o que não devemos ter em nossa boca:
(1) A violência cobre a boca dos ímpios (Pv 10:11): muitos pensam que boca violenta é só falar em bater, porrada e por aí, gostaria de dizer que podemos ter uma boca violenta e a usarmos, com palavras cruéis acabamos por agredir ao próximo, violência verbal anda de mãos dadas com violência psicológica. Então nada de falar mal dos outros, dizer que não valem nada, que não vão conseguir o que almejam. Lemos ontem que Deus estar a provar os ímpios e os justos, coloque-se no seu lugar e reflita a forma como tem usado suas palavras.
(2) A boca do tolo é uma destruição (Pv 10:14): por contar muitas mentiras, contar lorotas, o tolo pensa que vai chegar a algum lugar, de nada adiantará, como vemos no presente provérbio, a sua boca é sua própria ruína.
(3) Na multidão de palavras não falta transgressão (Pv 10:19): transgredir é passar dos limites, não que seja bater recorde, estou falando em fazer algo que não deve, muitos acabam por incorporar em seus vocábulos palavras em que nada acrescentam e até escandalizam, e são palavrões e xingamentos, em alguns momentos acabamos falando até mesmo por pura ignorância em não sabermos o significado, mas devemos ter cuidado com isso, para não pecarmos pela nossa ignorância e acabar escandalizando alguém.
(4) Os lábios do tolo por falta de entendimento, morrem (Pv 10:21): ao lermos esse provérbio completo lemos que os lábios do sábio apascentam e os do tolo levam a morte, entendemos que pelas palavras um sábio consegue evitar um conflito e assim apaziguar situações que aparentemente seriam difíceis, mas pela graça de Deus o sábio consegue (glória a Deus), o tolo gosta é de jogar lenha na fogueira, não percebendo que quem brinca com fogo é os que ficam propensos a se queimarem.
Senhor, dai-nos sabedoria para administrarmos nossas palavras e agradar a Ti, que possamos ser instruídos pelo Teu Santo Espírito a andar nos teus caminhos longe da violência, perversidade da “boca tola”.
A Paz!!!
 A Palavra Tem Poder – Fernanda Brum



Bênçãos Pra Vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário