segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ter Palavra



“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação” Tiago 5:12

Vamos falar de palavra, não estou me referindo agora da palavra de Deus, mas o que a Palavra de Deus nos diz sobre nós termos “palavra”, fazermos aquilo que foi proferido pela nossa boca, as ações e consequências que as palavras têm na nossa vida e nas vidas dos que estão ao nosso redor.
Ter palavra, não é saber falar bem, ter uma boa oratória ou ainda saber usar vocábulos pouco conhecidos. Ter palavra é fazer aquilo que diz, que aconselha, é o ato de não precisar jurar ou prometer para que os outros necessitem acreditar. Aproveitando a oportunidade para os crentes e não crentes que gostam de jurar pelo céu, pela terra ou por qualquer outra coisa, por acaso você pode jurar por aquilo que não lhe pertence? Não nos é permitido jurar ou prometer. “Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis pelo céu... pela terra... pela tua cabeça...” Mt 5:34-36
Saibamos usar o que foi proferido pela nossa boca ao nosso favor e não como armadilha, cuidemos de nossa língua, existem três tipos de músculo (carne) em nosso corpo: (1) músculo liso, (2) músculo cardíaco e (3) músculo esquelético. O último e que constitui nossa língua é o único que temos controle voluntário, então pare e pense no que vai falar!!! Não venha com essa que falou sem querer!!!
Deus fez suas promessa a nós, em nenhum momento vamos nos comparar em grandiosidade com Deus, não somos nada comparados a Ele, e nunca seremos, nunca deixaremos de depender dEle, além do mais quem criou o céu, a terra ou a sua cabeça? rsrsrs... Isso aí, Deus promete a hora que bem entender. E para nosso bem todas as Suas promessas serão cumpridas em nossas vidas. “Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Portanto, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” Números 23:19.
Já que não podemos prometer ou jurar para que os outros confiem mais em nós, o que devemos fazer? Como fazer os outros acreditarem no que falamos? A resposta está na palavra de Deus, temos que levar uma vida do “sim, sim e não, não”, Mt 5:37 e Tg 5:12, devemos viver uma vida sem mentiras, e dessa forma os outros começarão a acreditar no que dizemos. A vida do “sim, sim e não, não” é uma vida de acordo com os preceitos de Deus, porque o que passar disso é de procedência do maligno, e vivendo de acordo com a vontade de Deus nos livramos de cair em condenação.
Agora que estiver vivendo uma vida “sim, sim e não, não” tenha um cuidado redobrado, “... o que modera seus lábios é prudente” Pv 10:19, quanto mais prudência melhor nessa vida, mas porque eu estaria dizendo pra ter mais cuidado? Para que você não fique preso por causa da sua própria palavra, assim como nos adverte o Pv 6:2 “Enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca”.
Gostaria de acabar dizendo que se comprometer não é mesmo que prometer, o radical da palavra pode ser o mesmo, mas não a semântica (significado). Então no casamento, por exemplo, prefiro o termo “fizeram um compromisso de amor” do que “fizeram juras de amor”. E ao fazer um compromisso com Deus, ao qual chamamos de voto, faça um que você vá cumprir, caso contrário é melhor que nem faça (leiam Ec 5:4).
No mais, espero que tenha colaborado a acrescentar algo para os irmãos, e seja para agradar mais e mais a nosso Deus, pois só Ele é digno de toda honra e glória.
A Paz!!!

Bênçãos Pra Vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário