quarta-feira, 22 de maio de 2013

Passos de Uma Decisão







Paz do Senhor, como sempre foi o objetivo do quadro Provérbios, procuramos orientar os leitores do blog para que possam tomar suas decisões partindo primeiramente das orientações que a bíblia nos dá. Utilizamos do Livro de Provérbios, por discutir bem objetivamente sobre várias pontos, antes de tomar qualquer decisão. Hoje vamos falar sobre tomar decisão :D

Recebi algum tempo atrás um pequeno material que ensinava “passos” no processo de decisão, achei de onde foi tirado o material, por isso darei os créditos (Deus dará o galardão melhor, rsrs), mas não irei usar o texto na integra, só a estrutura (passos). Então depois confiram o material de estudo, tá muito legal, e tem uns exercícios.

Vamos lá?

1º Passo: ACALMAR, em nossas decisões temos que estar de cabeça fria, para que possamos ver claramente, o que estamos prestes a fazer, e saber se isso ou aquilo que façamos está de acordo com a vontade de Deus. “Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal” Sl 37:8. Tomar decisão com raiva é procurar sarnar pra se coçar. (Sf 2:3; Pv 19:19, Pv 27:3)

2º Passo: Orar, nos colocamos na dependência do Senhor, e estaremos colocando a nossa causa diante dEle, e podemos ouvir Sua voz. Lembre que até Jesus, sendo Deus, orou!

3º Passo: ACONSELHAR, como já falamos em postagens anteriores, o conselheiro pode tomar papel importante, nos dirigindo para o local correto pela experiência que ele tem, mas escolha bem seus conselheiro, pessoas próximas, principalmente pai e mãe, depois indivíduos mais chegado na igreja. (Sl 1:1; Sl 25:14; Sl 33:11; Sl 73:24; Pv 8:14; Pv 12:15; Pv 15:22; Pv 19:20)

4º Passo: BIBLIAR, já de cabeça fria, tendo avaliado o que você quer, escutado já conselhos, está na hora de saber realmente o que Deus quer, mas não seria o caso de “bibliar” ser o primeiro passo? Já irei falar sobre isso. Buscando orientação de Deus em sua leitura, o Espirito Santo irá de auxiliar, para que possa ter ideia de suas ações.

5º Passo: ACEITAR, “mas aceitar o quê?”, você poderia me perguntar, aceitar as consequências de suas decisões, agora você já tomou a decisão, mas irá ter os frutos depois, e tem que saber receber as consequências, quando boas e quando ruins, dando glórias a Deus sempre! Caso seja ruim, aprenda com seu erro, em algum dos passos anteriores você deve ter falhado, ou então é o Senhor fazendo você aprender com os erros.

E agora? Qual será o próximo passo?

Recomeça tudo de novo, é um ciclo, sempre teremos que nos acalmar, orar, aconselhar, bibliar e aceitar. Por acaso só tomamos uma decisão na vida?

Agora deixe-me explicar porque coloquei bibliar no 4º passo, quando você se acalma antes de tomar decisão, não está fazendo o que a palavra de Deus nos orienta? Quando nos aconselhamos não estamos fazendo da mesma forma? E os outros passo da mesma forma. Em tudo estamos bibliando, vivendo o Salmo 1:2 “Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”

Então que você possa aprender esses simples passos antes de tomar qualquer decisão, pela mais simples que seja, leve em consideração eles, verás como irá ajudar muito.

Link para o material:


A paz!!!





Bênçãos Pra Vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário