segunda-feira, 25 de março de 2013

Nascimento - Jonas




Então vamos começar a falar sobre como ocorreu o “nascimento” de alguns personagens bíblicos. E o primeiro como falado semana passada é Jonas, filho de Amitai.
Jonas é considerado um dos profetas menores (na teologia), era um servo do Senhor (2 Reis 14:25), como acabei de mostrar, no velho testamento fala dele em outro lugar que não o livro de Jonas. O profeta foi chamado para conclamar a cidade de Nínive ao arrependimento. E o que aconteceu, vamos ir ponto a ponto.
Desobediência: ao invés de obedecer a voz de Deus, o profeta resolve ir em outra direção, indo para a cidade de Társis (Jn 1:3).
Consequência: como consequência do erro, sobreveio na embarcação que Jonas estava, impedindo o plano de fuga dele, queira ir para Társis, mas não era o que Deus queria, então Jonas não chegaria lá.
Vai em cima vai embaixo, e tome onda encima de onda, os tripulantes chegam ao suposto “culpado”, que acabou indo para nas águas do mar (Jn 1:15).
Calma que ainda não acabou! Como continuação das consequências um peixe tragou Jonas, que passou 3 dias e 3 noites no ventre. A bíblia não relata como foi essa estadia, com certeza não foi 5 estrelas.
Nascimento: arrependido, Jonas orou ao Senhor, confiando em Sua misericórdia e, Deus ouviu sua oração, e como nascer de novo Jonas sai do ventre de um ser vivo. E foi obedecer o mandato de Deus.

Vemos posteriormente na leitura do livro de Jonas, posições questionáveis do profeta, mas ele era um servo do Senhor mesmo com suas falhas, somos humanos.
O livro acaba com Deus falando, demonstrando o quão piedoso e amoroso Ele é se nos prostrarmos e assumirmos que somos depende dEle.
Leiam o livro completo de Jonas, é rapidinho :D e como semana passada deixei uma pergunta no ar, aí vem a resposta. Os doze “profetas menores” são: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.


Bênçãos Pra Vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário