segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Livro de Marcos

A paz do Senhor meus amados irmãos, dando continuidade sobre o estudo do Novo Testamento, iremos abordar mais um dos evangelhos, caso não tenha lido o de Mateus, confira nas postagens anteriores.

Então vamos lá!!!

Livro de Marcos
Tema: Jesus, o Filho Servo
Escritor: João Marcos (isso mesmo, para você que não sabia o nome dele é João)
Capítulos: 16 (menos capítulos que o livro de Mateus, mas não menos importante)

O escritor, João Marcos, tem como propósito nos orientar a ser mais parecido com o Senhor Jesus Cristo, nesse evangelho, vemos que Jesus como Messias veio para libertar o povo, libertar não somente do poderio romano (quem mandava nessa época), mas libertar do pecado. Para isso Jesus veio se entregar como o Cordeiro imaculado, veio para derramar seu sangue no calvário, por mim e por você, veio para SERVIR.

Palavra- chave: SERVIR

Esse evangelho tem suas características voltada para o público gentil, mais especificamente, para os crentes que residiam em Roma, os quais estão sendo perseguidos, torturados e mortos. O escritos, pela inspiração do Espírito Santo, nos mostra que assim como o Cristo suportou ser humilhado e até morto, nos temos que perseverar, almejando não bênção terrenas, mas uma eternidade com o próprio Deus.

E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do Homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos, e pelos príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que, depois de três dias, ressuscitaria” Mc 8:31

Pontos importantes: percebam que o livro de Marcos, foca mais sobre as ações de Jesus (curas e libertações) do que nas parábolas, então quando for procurar uma das curas, já fica a dica que pode estar nesse evangelho. Já caso queira procurar genealogia, nem adiante abrir esse livro, rsrs.

  • Curas: são muitas, mas aqui vai alguns ( leproso: Mc 1:40-42; paralítico: Mc 2:10-11; mão mirrada: Mc 3:1-5; cego: Mc 10:46-52)
  • Senhor do sábado >> Mc 2:23-28
  • Eleição do 12 >> Mc 3:13-19
  • Parábolas >> Semeador: Mc 4:1-20; candeia: Mc 4:21-25; semente: Mc 4:26-29; grão de mostarda: Mc 4:30-34… Espero que vocês tenham percebido que o capítulo 4 é o capítulo das parábolas.
  • Libertação do endemonhiado gadareno>> Mc 5:1-20
  • Morte de João Batista >> Mc 6:14-29
  • Tome a sua cruz >> Mc 8:34-38… Para os que pensam que seguir a Jesus é de bênção em bênção, sem passar provas ou adversidades, PEGUE SUA CRUZ e leia mais a bíblia.
  • Crucificação >> Mc 15:21-41
  • Ressurreição >> Mc 16:1-20

Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” Mc 10:45

Espero que este resumo tenha colaborado para seu conhecimento, mas a leitura diária da palavra de Deus é necessária para nossa vida cristão, não somente a leitura como também o jejum e a oração.


 Fiquem na paz do Senhor e até semana que vem com o livro de Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário