segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Livro de Lucas

                           Livro de Lucas
Escritor: Lucas, o médico amado (Colossenses 4:14)

Tema: Jesus, o Salvador Divino-Humano

Capítulos: 24, esse livro é maior que o anterior, então deixe a preguiça de lado e vamos ler...

          Paz do Senhor meus amados(as), dando continuidade ao estudo sobre os livros do Novo Testamento, em especial aos evangelho, vamos ao nosso terceiro livro. O livro de Lucas, é um livro endereçado aos gentios, mostra que Jesus veio para salvar, mas não somente os Judeus, veio para todos os seres humanos. É um dos Evangelhos que faz uso de genealogia, diferentemente de Mateus que vai até Abraão (característica para os judeus), o escrito Lucas descreve até Adão, o primeiro de todos os homens, mostrando dessa forma que o Messias veio para redimir todos os que o aceitam, pois Ele é aquele que veio da mulher para pisar a cabeça da serpente. A nível de conhecimento, Lucas é um dos que escreveu uma boa parte do livro de Atos dos Apóstolos.
          Então vamos aos pontos que acho interessante para guiar o nosso estudo sobre o livro de Lucas:
  • História de João Batista >> Lc 1:5-25; Lc 1:57-80
  • Jesus, nasceu de uma mulher virgem >> Lc 1:26-38
  • Nascimento de Jesus e os pastores de Belém >> Lc 2:1-24
  • Jesus e os doutores >> Lc 2:39-52...Queridos percebam que Jesus era uma criança, e já dominava a Palavra de Deus, então vamos estudar mais da bíblia...
  • Genealogia de Jesus até Adão >> Lc 3:23-38... recordando vocês que vem acompanhando o estudo, quando queremos genealogia de Jesus, vamos ao livro de Mateus ou para o de Lucas. O livro de Marcos não aborda isso, lembra?
  • Sermão da Montanha >> Lc 6:17-49... acho importante lermos sobre o Sermão da Montanha, quem sabe pode ser um estudo posterior...
  • Pecador lava os pés de Jesus >> Lc 7:36-50... não poderia deixar de falar sobre isso, acho que essa é uma das demonstrações de arrependimento maior que alguém demonstra para Cristo durante os livro do NT.
  • Cada um leve a sua cruz >> Lc 9:23-27... citei isso no texto passado, vamos aceitar o fardo de Cristo e vamos negar a nossa carne e os nossos desejos.
  • Transfiguração >> Lc 9:28-36... acho legal você conferir isso, Jesus como homem era de uma forma e nesse trecho mudou de aparência, pelo que podemos ler no livro do Antigo Testamento, Jesus em forma de homem não era de agradar aos olhos da mulherada,rsrs.
  • A candeia do corpo >> Lc 11:33-36 ... cuidem em guardar seus olhos daquilo que não agrada a Deus, filtre aquilo que você vê, escuta e lê no seu dia-a-dia.
  • Oferta da viúva pobre >> Lc 21:1-4... quando você pensar em dar oferta , leia sobre isso.
  • Crucificação >> Lc 23:33-48
  • Ressurreição >> Lc 24:1-49... não dar para falar de Jesus sem falar em sua morte e também sem acrescentar que sobre a morte Ele venceu, pois Ele vive e por isso cremos no amanhã.
          Agora só nos resta mais um evangelho para fazermos um resumo, lembrando que uso a Bíblia de Estudo Pentecostal para fazê-lo, que vocês possam ter crescido em conhecimento e até semana que vem com o livro de João. Após acabar os evangelhos veremos como iremos abordar outros assuntos. 
          Fiquem na paz do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário