segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Espírito Santo, o cumprimento de uma promessa


“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.”
Joel 2:28

Amados irmãos, quando Deus me falou sobre este assunto foi maravilhoso. Que assunto maravilhoso que é o derramamento do Espírito Santo de Deus!!! E é por isso que te convido a dar um passeio comigo e com Ele nas escrituras, vamos lá?
Na passagem de Joel, Deus fez uma promessa maravilhosa que o povo nem sequer chegou a entender, mas como toda palavra de Deus, se cumpriu e não voltou vazia. Deus abriu os olhos do profeta para algo que estaria por acontecer e que revolucionaria tudo, todo o mundo e toda a história da humanidade.
Em Zacarias, nós encontraremos uma passagem onde Deus através do profeta fala para o rei que o reerguimento do templo (a igreja), não se daria por força ou violência, mas sim pelo Espírito Santo. (Zc 4:9).
Em Ezequiel 37, Deus mostra para o profeta que aquele vale de ossos mesmo depois de levantados e recobertos por carne e pele e colocados em pé, na forma de uma multidão de pessoas, não estavam vivos, apesar de aparentarem.
No entanto, essa vida só foi dada depois de Ezequiel profetizar ao Espírito para que Ele viesse e soprasse sobre o povo, quem lê que entenda.
Isso tudo aconteceu no Antigo Testamento para que o nome de Deus fosse ainda mais glorificado no Novo Testamento, observe como isso aconteceu, em Mateus 3:16, a palavra diz que após o batismo de Jesus o Espírito desceu sobre Ele, sendo assim iniciada a obra do Espírito Santo, no NT.
Depois Jesus fala aos discípulos que rogaria ao Pai que mandasse um outro consolador, o Espírito da verdade, (Jo 14:16), e mais na frente avisa aos discípulos que não saiam de Jerusalém até serem revestidos do alto.
Então, para glória de Deus, no dia de pentecostes na cidade de Jerusalém, enfim se cumpre a profecia, ocorrendo assim o derramamento do Espírito e a capacitação dos seguidores de Jesus, que agora eram cheios de poder e ousadia para realizar a obra do nosso Senhor e proclamar o evangelho do Reino.
E podemos perceber isso nos seguintes textos:
§  O discurso de Pedro (At 2:14)
§  As primeiras conversões (At 2:37)
§  O discurso de Pedro no templo (At 3:1)
Amados, queria que vocês considerassem que Jesus falou que os seus seguidores não deviam se preocupar com que iriam falar quando fossem presos e interrogados por que no momento certo o Espírito Santo lhes ensinariam o que deveriam falar, pare e veja só o que aconteceu no texto de At 3:1, onde alguns discípulos foram interrogados e quando chegou a hora eles declararam as boas novas com ousadia e intrepidez e não temeram por suas vidas.
Então querido, o que eu queria lhe dizer depois desse passeio era que, existe uma diferença entre a igreja com e sem o Espírito, que este mesmo Espírito é o que foi mencionado no livro de Joel, de Ezequiel, de Zacarias, onde sabemos que Ele seria derramado, que Ele é quem vivifica, que Ele é quem faz a obra, já que não é por força, mas pelo Espírito.
E principalmente Ele é que faz um covarde como Pedro que negou Jesus por três vezes torne-se no cara que bradou na cara dos grandes da sinagoga que só o Senhor é Deus e que não importa do que eles eram capazes de fazer por que ele só queria ser achado digno de sofre por causa de seu Senhor!
Fiquem na Paz.
Maranata!
Bençãos Pra Vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário