segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Espirito vs Carne


“Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”. Galatas 5:17


Situação que convivemos durante toda nossa vida, o duelo entre essas duas esferas, a espiritual (espirito) e a física (carne), porém fica muito mais evidente quando nossos impulsos carnais começam a aflorar durante o período da puberdade, as meninas experimentam o início dessa fase primeiro que os meninos.
No livro “Eu amo você” de Jaime Kemp, ao explicar sobre essa disputa entre o espirito e a carne, ele utiliza de uma metáfora para explicar essa situação, usarei a mesma. Ele coloca como uma disputa entre dois cachorro, um cachorro branco representando o espirito e o cachorro preto representando a carne. O questionamento é feito – Quem ganhará essa disputa?
O autor do livro faz uma abordagem diferente da qual faremos agora.
Como um bom combate existe três situações que podem ocorrer: (1) espirito vence, (2) carne vence ou (3) empata. Gostaria de dizer que essa ultima opção tende mais para uma vitória pra carne.
Como sabermos qual dos dois cachorros vencerá a briga? A reposta é “Qual deles é mais bem alimentado, já que a lógica nos diz que ele se encontra mais forte”.
Então falaremos um pouco sobre alimento da carne e do espirito. Como alimentamos nossa carne, alguns poderiam dizer “no café, no almoço, na merenda e na janta”. Em parte se encontra correta a resposta, mas aumentemos nossos horizontes. E sobre o alimento do espirito? A Palavra de Deus é o alimento para nosso espirito.
Sobre os “alimentos” da carne temos que entender sobre o que “agrada” a carne, porque tudo que ocorrer nesse sentido é seu alimento. E como saberemos disso?
O corpo humano para saber o que passa ao seu redor, no ambiente que está inserido tem o que chamamos de percepção, através da percepção que é feita pelos sentido podemos alimentar a carne. E quantos são os sentidos? E quais são?
Aos que responderam cinco sentido, a resposta está....ERRADA!, mas não se preocupe cresci com o mesmo conceito de muitos que responderam cinco. Vou começar a elencar os sentidos e como alimentamos nossa carne através de cada um deles.
Sentidos:
(1) paladar: o paladar como já falei acima é o sentido que associamos primeiro com alimento da carne, como se só o “arroz feijão” fosse o suficiente para mante-la, mas não é só esse sentido, na verdade esse é só uma maneira de termos que oferecer energia a nossas células e mantermos a vida. O erro desse sentido que influenciam no combate entre carne e espitiro está relacionado com os excessos, como a glutonaria, o alcoolismo entre outras formas de satisfazer a carne pela boca.
(2) olfato: usado para identificar perfumes, cheiros e odores, e dessa forma podermos explorar um ambiente, sentido esse não tão desenvolvidos em nós seres humanos comparados com outros animais. Esse sentido pesa na balança quando pensamos em drogas, algumas e na verdade muitas drogas ilícita alcançam nossa corrente sanguínea pelo sistema respiratório, como o cigarro, maconha, cocaína, entre uma infinidade.
(3) visão: nos situa e faz com que exploremos o ambiente com a certeza de onde estamos colocando as mãos e pés. Com certeza esse é um dos sentidos que tem grande importância na vida de qualquer pessoa, visto que os nosso olhos são “janelas da alma”, vai fundo no nosso ser, influencia pensamentos, coloquemos talvez o exemplo que mais represente um alimento para nosso cachorro preto, a pornografia.
(4) audição: através dele aprendemos a nos comunicar, visto que sem audição não aprendemos a falar, com um bom acompanhamento pode-se contornar essa situação. Esse sentido pesa na balança dos alimentos da carne quando ouvimos coisas que não agradam a Deus, coloco como exemplo a música, não me refiro a nenhum estilo musical em especial, acredito que a letra é que na verdade tem a maior influencia e não o som propriamente dito.
(5) tato: através dele sentimos o tocar, a questão é que através do toque podemos nos “poluir” e o cachorro preto ficar satisfeito, coloco como exemplo claro a fornicação.
Não me prolongando muito visto que é um assunto um pouco extenso, através desses sentidos alimentamos o cachorro que não agrada os desejos do Senhor...mas peraí, não ficou faltando nenhum sentido já que você falou que a resposta certa não é CINCO.
O outro sentido que ficou faltando, foi um que por mais que tenha colocado os neurônios pra funcionar não achei nenhuma forma de influenciar no duelo espirito vs carne. Esse sentido pelo próprio nome diz o que devemos ter em nossas vidas para que dê certo nosso planos, esse sentido é o EQUILÍBRIO, nos faz perceber quando estamos em pé, deitado, de cabeça pra baixo e assim por diante.
Irmãos, por mais que hoje não tenha tido muitas referências bíblicas, procurei abordar algo que é imprescindível na vida cristã, que é esse duelo interno, sem dúvida tinha muito mais o que falar sobre a carne e principalmente sobre o espirito já que não falei, isso fica pra outra ocasião para que a leitura não fique muito cansativa. Que possamos crescer espiritualmente entendendo que nem só de pão viverá o homem, e que por sermos homem somos carne (“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne” II Coríntios 10:3), mas a palavra de Deus nos é alimento para o nosso espirito. E agora já entendemos que nem só o pão alimenta a carne.

“E os que estão na carne não podem agradar a Deus” Romanos 8:8

Bençãos Pra Vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário