segunda-feira, 28 de setembro de 2015

1 Coríntios

Paz do Senhor meus amados, como tinhamos falados semana passada, hoje daremos inicio ao estudo sobre as cartas de Paulo, bem, na verdade é mais um resumo sobre cada uma, o conteúdo de cada carta é riquissima, visto que é a Palavra de Deus, não seria um texto que abordaria todos os assuntos discorridos nelas, para isso você tem que ler a Bíblia em sua casa e pedir orientação do Espírito Santo, sem delongas vamos começar.

Você poderia achar que começaríamos pela carta aos Romanos, mas essa é uma das mais “difíceis” e teológica, então vamos deixar a cereja do bolo para última.

Hoje falaremos sobre 1 Coríntios.

Tema: Problemas da Igreja e Suas Soluções

Essa carta demonstra que no início da Igreja haviam erros na igreja que necessitavam ser corrigidos, o interessante é que Paulo não fala somente dos erros, mas sim como corrígi-los.

Um dos grandes problemas dessa igreja e que perdura até hoje são as dissensões na igreja, não somente dentro dela, mas entres as igrejas (denominações), qual a solução para isso? Sabermos que somos um só corpo em Cristo Jesus e que temos que viver em harmonia, pois foi Ele que morreu por nós e não um pastor ou placa de igreja. (Leia 1Co 1:10-16)

Alguns se exaltam em sua sabedoria, mas a sabedoria do homem nada é perto da de Deus, temos que dar toda glória a Ele (Leia 1 Co 1:31)

Problemas entre irmãos em Cristo, tem que ser resolvidos entre irmãos em Cristo e não sob o juízo secular. (Leia 1Co 6:1-11)

Sobre casar ou não casar, Paulo bem queria que todos fossemos como ele, mas isso é dom (1Co 7:7), mas para os cristãos é clara a orientação sobre não viver sob julgo desigual (Aproveite e leia o cap. 7 todo,rsrs).

Acredito que esse trecho é um dos mais ouvidos de 1Coríntios, a Ceia do Senhor que se encontra no Cap. 11:17-34. A necessidade que temos em ceiar e sobre não ceia indignamente para que não venhamos a ficar “fracos e doentes e muitos que dormem”

Dons espirituais, quais são? Vai ter que ler, rsrs, 1Co 12:7-11

Ah o amor, Paulo fala sobre ele, em algumas versões veremos como caridade, quais as caracteristicas? 1Co 13:4-7

Para hoje isso já é muita coisa para refletir, dê uma lida, busque entender mais sobre cada ponto citado e que seu conhecimento sobre as escrituras cresça para que sua vida honre ao Senhor.


 Até semana que vem com a segunda carta aos Coríntios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário